KPI para escola de música

KPIs mais importantes para sua escola de musica

Hoje talvez você não esteja muito satisfeito com os resultados da sua escola, mas você tem clareza de quais são seus números atuais? 

Os KPIs, ou Indicadores Chave de Performance, são uma importante ferramenta para o gestor de escola de música. A base dessa metodologia é identificar quais são os números mais importantes para o seu negócio e acompanhar periodicamente, estabelecendo também, metas que você deseja atingir.

Veja abaixo tudo sobre KPI e como aplicar na sua escola de música: 

Benefícios dos KPIs

Muitos são os ganhos de adotar a gestão KPIs para o seu negócio. Uma frase famosa de muitos especialistas em gestão, “Quem não mede, não gerencia”. Veja alguns dos benefícios:

1. Ter clareza

Alguma vez você já passou por alguma situação difícil na sua empresa e queria entender de onde vinha o problema? Com os dados é possível você visualizar o que está crescendo e o que está caindo.

2. Segurança

Você contará com a segurança de tomar uma decisão baseada em dados, sabendo dos potenciais riscos e previsão dos possíveis resultados.

3. Assertividade para tomar decisões

Com os KPIs você pode tomar decisões a partir de dados e parar de dar tiros no escuro, chega de achismo.

Veja 3 métricas super importantes

Número de alunos

Contabilize mês a mês a sua quantidade de alunos e depois relacione com meses e anos anteriores.

Com esta contabilização feita, e organizada em uma tabela como a apresentada acima, é possível detectar tendências de aumento ou diminuição de alunos na sua escola. Você pode observar, por exemplo, que sempre há uma queda no número de aluno no mes de Janeiro.

A partir desta observação, você pode lançar campanhas de vendas ou organizar um evento para aumentar matrículas ou diminuir desistências nessa época, melhorando sua quantidade de alunos.

Uma vez que você coloque em prática uma campanha ou evento, você pode monitorar esta métrica para ver se realmente teve o resultado esperado. Assim, sua escola estará sempre em constante melhoria.

Taxa de Churn (evasão)

Calcule a porcentagem de alunos que saem por mês, dividindo o número de alunos que saíram pelo número total de alunos da escola.

É de extrema importância acompanhar as perdas de alunos da escola mês a mês, para averiguar se você está perdendo cada vez mais ou menos alunos. Porém, se você utilizar somente o número absoluto de alunos que saem da escola, você pode ter uma interpretação errada:

Conforme sua escola de música crescer, é normal você perder mais alunos por mês. Quanto maior a escola, mais alunos ela perde (assim como mais alunos ela ganha). Por isso, não é necessariamente ruim perder mais alunos por mês, se a escola estiver crescendo.

E é levando isso em consideração que você deve acompanhar a Taxa de Evasão, pois ela deve se manter (ou diminuir) mesmo que o número de alunos da sua escola aumentar.

Uma taxa de Churn ideal para escolas de música deve ser menor que 10%, em média.

Tempo Médio de permanência na escola

Com esta métrica você vai saber, em média, quanto tempo cada novo aluno fica na sua escola. Este é o principal indicador de uma escola de sucesso, quanto maior o tempo médio de permanência, mais fácil é pra escola ter sucesso e crescer.

Isso acontece pois um alto tempo médio de permanência significa que os alunos gostam da escola, são bem atendidos e tem sucesso no aprendizado que desejam. Alunos felizes trazem mais alunos por indicação, e assim a escola cresce.

Um alto tempo médio de permanência também significa um lucro maior por aluno, o que permite um maior investimento em marketing e vendas.

Uma escola de música de sucesso deve almejar ter um tempo médio de permanência de 9 meses ou mais.

Se você quer saber mais como ter todas essas métricas de maneira automática, sem precisar preencher planilhas, ou realizar anotações, acesse o link.

A ferramenta completa para a gestão da sua escola de música

Posts relacionados