Você já conhecia essas 7 curiosidades sobre os instrumentos musicais?

Porque o corpo do violão tem o formato do número 8? Instrumento musical que não precisa encostar para emitir som? Qual o primeiro instrumento musical criado? Essas e outras curiosidades você descobre no decorrer deste texto.

Instrumentos musicais são, de fato, algo que todo mundo conhece, independente de ser um musicista ou não. Afinal, quem nunca viu um violão, um piano, ou qualquer outro instrumento de percussão, não é mesmo?

Muito provavelmente você que está lendo esse texto já tem, ou teve qualquer tipo de contato com algum instrumento musical. A música é uma ‘linguagem’ universal e existem alguns indícios que apontam a produção musical desde a pré-história com sons da natureza, por exemplo.

Mas você já parou pra pensar em algumas curiosidades por trás dos instrumentos musicais? Como por exemplo, porque as teclas do piano são pretas e brancas, ou porque o violão tem a forma de um número oito, ou então se o tipo de madeira usado no instrumento altera o som dele? 

Se isso já passou pela sua cabeça alguma vez na vida, continue lendo esse texto porque hoje vamos te mostrar 7 curiosidades sobre os instrumentos musicais.

Veja também: 5 motivos para sua escola de música ter um sistema de gestão.

7 curiosidades sobre os instrumentos musicais

  • Porque o corpo do violão tem o formato de número oito?

O corpo da maioria dos violões tem um estreitamento que facilita que se coloque sobre o joelho ou as coxas. O tamanho e formato do corpo muda o som produzido pelo violão. A curva inferior acentua os sons graves e a curva superior acentua os sons agudos.

  • A Flauta é um dos primeiros instrumentos da humanidade

Foram descobertos desenhos desses objetos em pinturas das cavernas, há cerca de 60 mil anos. As primeiras lembravam apitos, pois só tinham um buraco e eram feitas de ossos de animais e humanos, em geral da tíbia (osso da perna).

  • Instrumento musical que não precisa encostar para emitir som?

É o teremim, que tem duas antenas com sensores. Basta aproximar as mãos delas para que o som seja emitido. Quanto mais perto dos sensores, mais alta (ou aguda) será a nota.

  • Porque as teclas dos pianos são pretas e brancas?

Originalmente, as teclas pretas do piano eram feitas a partir do ébano, uma madeira escura e muito resistente e as brancas eram de marfim, retirado das presas dos elefantes. Essa variação de cor foi feita para diferenciação dos sustenidos. Hoje, embora os pianos sejam feitos de materiais sintéticos, a aparência das matérias-primas originais foi mantida.

  • A madeira do corpo influencia no som da guitarra?

Não só a escolha da madeira, mas também o seu corte são essenciais na construção de uma guitarra e exercem grande influência na sonoridade. Um material mais denso e mais pesado pode alterar a vibração da madeira e seu timbre, podendo modificar seu custo final.

  • O chocalho era utilizado para conduzir animais

Esse instrumento era feito de cabaça, que nada mais é que uma grande semente oca, preenchida com pedrinhas dentro. Somente a partir de 1950 passou a ser usado como instrumento musical.

  • O teclado digital pode tocar qualquer gênero musical?

Uma das principais características dos teclados digitais é de conseguir repetir o som e as batidas de outros instrumentos, se adequando assim a qualquer gênero musical. Além disso, alguns teclados vêm com função estudo, sendo ideal para iniciantes no mundo da música.

Além dessas, existem muitas outras curiosidades sobre diversos instrumentos. Você já conhecia alguma delas? Já sabia da existência do Teremim? Legal né?

Mas agora que tal profissionalizar o seu  negócio e transformar a forma com que alunos e professores veem a sua escola de música? Conheça de perto Emusys e veja a sua escola ser referência no mercado. 

Que tal uma demonstração gratuita? É só clicar aqui.

A ferramenta completa para a gestão da sua escola de música

Posts relacionados