5 formas comprovadas de recuperar matrículas em escola de música

É comum que os alunos deixem um curso por vários motivos, sejam pessoais ou não, mas você entenderá os porquês mais adiante no conteúdo. O fato é que é importante recuperar matrículas em escola de música para não ter uma alta taxa de churn – a rotatividade de clientes.

Afinal, a estabilidade e o crescimento de uma escola de música dependem diretamente da retenção de alunos. Portanto, compreender as razões por trás das desistências e implementar estratégias de reengajamento são passos para manter um ambiente de aprendizado sustentável.

Neste artigo, exploramos cinco métodos comprovados para recuperar matrículas canceladas, ajudando sua escola a reengajar alunos e fortalecer suas bases.

Por que um aluno pode trancar a matrícula?

Um aluno pode optar por trancar a matrícula do curso por ‘n’ motivos, e compreendê-los é o primeiro passo para desenvolver estratégias de recuperação.

Dentre a lista de possibilidades, temos:

  • Carga horária excessiva: Muitos alunos enfrentam dificuldades para conciliar estudos, trabalho e outras atividades com as aulas de música, levando-os a priorizar outras responsabilidades.
  • Dificuldades financeiras: Mudanças na situação financeira podem levar os alunos a cortar gastos, incluindo aulas de música.
  • Falta de motivação: Às vezes, os alunos perdem o interesse ou não veem progresso suficiente, resultando em desmotivação.
  • Questões pessoais: Problemas de saúde, mudanças de residência ou outros fatores pessoais podem impactar a continuidade das aulas.
  • Experiência insatisfatória: Se a experiência do aluno não corresponder às expectativas, ele pode optar por cancelar a matrícula.

É possível recuperar matrículas canceladas definitivamente?

Sim, é possível recuperar matrículas canceladas definitivamente, embora seja um desafio para muitos gestores de escola. Para recuperar, o ideal é a implementação de estratégias direcionadas que abordem as necessidades e preocupações dos alunos. 

É claro que nem sempre será possível recuperar um estudante, principalmente se o motivo pela desistência for a mudança de residência ou dificuldade financeira, por exemplo. Mas, com um plano bem estruturado e alinhado em solucionar a objeção dos alunos, é possível reengajá-los e trazê-los de volta para a escola de música, como você aprenderá a seguir.

Estratégias de recuperação de matrículas

Você deve estar curioso para saber como recuperar matrículas canceladas. Abaixo, listamos as principais estratégias para usar na sua escola de música!

Ofereça incentivos baseados em dados

Baseie-se em dados para entender o comportamento e as preferências dos alunos para oferecer incentivos personalizados que sejam atraentes e relevantes. Pode ser:

  • Descontos em mensalidades ou pacotes promocionais exclusivos para ex-alunos.
  • Materiais didáticos gratuitos, como partituras ou acesso a plataformas de aprendizado online.
  • Sessões de consultoria gratuitas para discutir o progresso do aluno e definir metas personalizadas conforme as barreiras encontradas no aprendizado.

Ofereça aulas experimentais com outros professores

Às vezes, a mudança de professor pode proporcionar uma nova perspectiva e renovado interesse nas aulas de música. Ofereça aulas experimentais com diferentes professores para alunos que cancelaram suas matrículas.

Apresente diferentes estilos e dinâmicas de outros profissionais para tentar ajudar no encontro de um tutor ou estilo de ensino que ressoe melhor com o aluno.

Após a aula experimental, solicite feedback para entender se houve interesse em retornar. Você pode obter insights valiosos sobre como adaptar as ofertas da escola para melhor atender ao que os alunos querem e precisam para aprender.

Mantenha contato regularmente com automação

Você não precisa abandonar a comunicação com o aluno assim que ele tranca a matrícula. Manter o contato pode ajudar muito na hora de trazê-lo de volta, mesmo que demore um pouco.

Mas como se comunicar com o ex-aluno sem ser invasivo? Você pode usar meios de comunicação que não sejam tão diretos a ponto de incomodar no dia a dia, como seria se enviasse uma mensagem no WhatsApp, por exemplo. Em vez disso, experimente:

  • Enviar e-mails com atualizações sobre a escola, novidades e convites para eventos. Use ferramentas de automação para personalizar essas mensagens e torná-las mais relevantes para os destinatários.
  • Manter uma presença ativa nas redes sociais, interagindo com ex-alunos e promovendo atividades e conquistas da escola. Postagens regulares e envolventes podem manter a escola no radar dos alunos e aumentar o sentimento de comunidade.

Ofereça flexibilidade nas aulas

A falta de flexibilidade é um dos principais motivos pelos quais os alunos trancam suas matrículas. Adaptar as aulas às necessidades deles pode fazer toda a diferença. Para colocar em prática:

  • Disponibilize opções de horários variados e ofereça a possibilidade de trocas rápidas. Por exemplo, no software de gestão da Emusys, o próprio aluno pode alterar dias e horários em poucos cliques conforme a disponibilidade das salas de aula e professores.
  • Seja flexível quanto ao local de aula, oferecendo opção online para alunos que têm dificuldade de comparecer presencialmente. No aplicativo da Emusys, professores e alunos podem fazer vídeos-chamadas com esse propósito, dependendo de cada profissional e da dinâmica da aula.

Fale com a família do aluno

A família pode influenciar na decisão de manter ou trancar uma matrícula, principalmente se o estudante for menor de idade. Então, manter um bom relacionamento com os pais ou responsáveis pode ajudar na recuperação de matrículas.

Você pode usar os dados do software da Emusys, por exemplo, para apresentar motivos para o aluno continuar o aprendizado, principalmente se ele tiver um bom desempenho nas aulas.

Agende reuniões com os responsáveis para discutir sobre o progresso do aluno e ouvir as preocupações envolvidas, além de apresentar os benefícios de dar continuidade ao curso trancado.

Implemente campanhas de reengajamento

Use os dados dos seus alunos para planejar e executar campanhas de reengajamento. Você pode fazer isso por meio de ações de marketing digital, como o envio de newsletter ou anúncios pagos.

Por exemplo, envie newsletters com histórias de sucesso, novidades e dicas musicais. As mensagens desse tipo mantêm os ex-alunos informados e conectados com a escola. Mas inclua apenas conteúdos interessantes e relevantes que captem a atenção dos leads e os incentivem a retornar com uma chamada para ação ao final do corpo do e-mail.

Já o remarketing com anúncios pagos ajuda os ex-alunos a visitarem novamente o seu site. Por meio de um bom criativo no Google, Facebook, Instagram, YouTube ou outros canais, você pode relembrá-los sobre os benefícios de voltar a estudar música em sua escola.

Conclusão

Agora você já sabe como recuperar matrículas em uma escola de música por meio de estratégias comprovadas de reengajamento. Comece entendendo os motivos pelos quais houve cancelamento das aulas e desenvolva um planejamento com as melhores ações que, felizmente, você já sabe quais são.

Se você quer facilitar a gestão de matrículas na sua escola de música, conte com a plataforma da Emusys, ideal para cuidar de toda a administração da sua instituição de forma automatizada e com dados confiáveis. Peça uma demonstração gratuita, ou entre em contato para tirar dúvidas.

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