Como abrir uma escola de música?

Quer realizar o sonho de abrir sua escola de música? Entenda mais sobre o processo e obtenha dicas de negócio para te guiar nessa caminhada.

Quer realizar o sonho de abrir sua escola de música? Entenda mais sobre o processo e obtenha dicas de negócio para te guiar nessa caminhada.

O mercado da música ainda tem um grande potencial no Brasil, se você cogita essa possibilidade, com certeza seu apreço pela música é bem grande, correto? Mas amar a música não é o suficiente para abrir uma escola, você precisará de tempo para construir uma estratégia a longo prazo. Por isso, vamos te ajudar com alguns passos que podem facilitar seu processo inicial.

Encontre músicos

Encontre músicos formados. Você precisa de professores para sua escola, certifique-se de que os músicos que você contratar têm experiência e formação, isso garante um dos pilares mais importes da sua escola de música: A qualidade no ensino da sua escola! No primeiro momento, faça essa escolha com base os cursos mais procurados: Violão, canto, teclado e bateria.

Defina seu público-alvo

O público-alvo é uma parte da parcela dos consumidores que sua empresa irá direcionar as ações de marketing e comunicação. Para definir seu publico-alvo você precisa entender o mercado que corresponde ao seu nicho e saber quais são os problemas para conseguir oferecer as soluções para seu consumidor. Com essa pesquisa bem definida, você saberá como se comunicar e até mesmo qual a melhor localização para sua escola de música!

Monte seu plano de negócios

Com essa parte definida, você saberá exatamente qual será o tamanho do seu negócio, quantos funcionários terá e quanto vai precisar investir. Com ele, você evita prejuízos que te levarão à falência. Alguns dos passos mais importantes para montar um bom plano de negócio consistem em:

  1. Plano financeiro
  2. Análise de mercado
  3. Plano operacional
  4. Plano de marketing
  5. Direcionamento estratégico

Pensar na estrutura da escola

Depois que você planejou bem o seu plano de negócios, está na hora de planejar uma estrutura apropriada. Pense na compra de instrumentos, quantas salas de aula terão, montar estúdios de gravação…

Tecnologia para sua gestão

Um sistema que facilita sua gestão administrativa e financeira é um grandíssimo aliado, principalmente no começo. Você terá muitas coisas para s preocupar nesse início, e como a gestão financeira pode ser um bicho de sete cabeças para muitos gestores, facilitar o processo leva sua escola de música para outro nível! A Emusys te ajuda nesse processo.

Divulgação

Apesar de muitas pessoas ignorarem esse passo, ele é de extrema importância para alavancar sua escola. As pessoas precisam conhecer seu negócio antes de virar aluno! Separe uma parte do seu investimento para a publicidade, o marketing que vai trazer alunos. Na fase inicial, reserve 5%, 10% do faturamento bruto para essa área. A internet é maior ferramenta de divulgação acessível que temos hoje em dia, não deixe de utilizar ao seu favor!

Escolas de música unem profissionais aos aspirantes, tornando um ambiente artístico e alegre! Organizando e planejando bem, você pode ter uma escola de música de sucesso, concretizar seu sonho e ainda trabalhar em um ambiente inspirador!

Curtiu as dicas? Acompanhe mais sobre o universo de escolas de música nas nossas redes sociais! Lá você encontra muitos insights e direcionamentos para sua futura escola!

A ferramenta completa para a gestão da sua escola de música

Posts relacionados